terça-feira, 15 de novembro de 2011

Desabafo de um agnóstico

"Respeite minha crença!" é o primeiro alerta dos religiosos quando você contesta algo que eles acreditam. Não tô aqui pra julgar, ou dizer que estão errados, o que eu não consigo conceber é o fanatismo.
Os religiosos não são inferiores, são normais, são maioria. Olham para o próximo do mesmo jeito que olham para si, e acreditam em Deus. Acreditam com fé, porque estão certos de que isto existe.
Porém, os fanáticos estão o tempo todo contestando, tentando converter, julgando, excluindo...
Eles acreditam num deus de amor, complacência e perdão, mas não podem sair daquela linha reta, não podem olhar para o lado, senão esse deus misericordioso se transforma em puro rancor, fazendo-os sofrer de maneira irreparável, e ainda chamam isso de justiça.
Não tenho nada contra a Bíblia e nem contra a filosofia religiosa. Porém, sou contra a prática da alienação, e não tem como negar que isso é praticado, quando se fala sobre evangelização. O irmão deve divulgar sua igreja acima de todas as outras, deve persuadir, deve fazer com que outras pessoas o sigam, sem dar espaço para o que essas pessoas pensam.
Zé Ramalho já dizia: "pode a Bíblia ser um dicionário", e é tão mais simples pensar assim. Eu sou agnóstico, até agora ninguém conseguiu me responder perguntas simples, e eu acredito que nunca conseguirão, já que somos humanos, e essa estória filosófica já foi tão longe que se tornou uma verdade irredutível: a que Deus é maior que os homens, e nunca ninguém conseguirá dominar seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário